Acuidar Cuidadores de Pessoas. A melhor empresa de cuidadores do Brasil e da América Latina. Cuidamos de Idosos, Adultos e Crianças, em casa ou no hospital!

Blog ACUIDAR

Exercícios que estimulam a musculatura

Fortalecer a musculatura é uma questão fundamental para o desenvolvimento da autonomia e de tarefas básicas. Além disso, evita lesões, auxilia na segurança e realização de diferentes atividades, inclusive exercícios físicos. Pessoas que utilizam cadeira de rodas, movimentos como andar e ficar de pé são inviáveis, mas existem outras formas de promover força muscular.

 

A prática de exercício regularmente é tão importante para cadeirantes que desejam levar uma vida ativa, saudável e feliz, quanto para quem não utiliza cadeira de rodas. Pois, pode-se observar que a falta de exercício, mobilidade ou perda de autonomia podem contribuir para o desenvolvimento de quadros de depressão e ansiedade.  Dessa forma, fica claro que o corpo precisa se movimentar para que funcione corretamente.

 

 Conheça exercícios para fortalecer os músculos que podem ser feitos individualmente ou de maneira coletiva:

 

⏩Alongamentos de braço, pescoço, coluna, ombros e pernas (são movimentos que preparam a musculatura para o exercício e reduzem as chances de lesão muscular);

⏩Treinos de força (exercícios para desenvolvimento de bíceps, tríceps e costas podem ser feitos com auxílio de elásticos fortes ou pesos leves, de um ou dois quilos, ou até mesmo com máquinas específicas);

⏩ Treinos de resistência (os exercícios de treinamento de resistência podem ser vistos como uma opção mais segura em comparação com o treinamento de força, pois o objetivo não é pegar peso e sim promover a resistência da musculatura, dessa forma, não há muito espaço para lesões).

 

 

Vale ressaltar que nem todas as academias são adaptadas para receber pessoas com cadeiras de rodas. Por isso, é importante fazer uma busca ativa para escolher o melhor lugar para treinar, ou até mesmo contratar um personal trainer. Além disso, é necessário antes de qualquer exercício físico, fazer uma avaliação com um profissional capacitado.




© 2018-2024 - ACUIDAR CUIDADORES ESPECIALIZADOS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. - POLÍTICA DE PRIVACIDADE