Acuidar Cuidadores de Pessoas. A melhor empresa de cuidadores do Brasil e da América Latina. Cuidamos de Idosos, Adultos e Crianças, em casa ou no hospital!

Blog ACUIDAR

Estimulando os movimentos

Cuidado significa atenção, precaução, cautela, dedicação, carinho, encargo e responsabilidade. Cuidar é servir, é oferecer ao outro, em forma de serviço, o resultado de seus talentos, preparo e escolhas; é praticar o cuidado.

Uma das dificuldades da pessoa idosa é com relação a locomoção e atividade física. Pensando nisso, é interessante que o cuidador estimule o idoso ou pessoa acamada, a fazer alguns exercícios simples que podem ajudar na recuperação dos movimentos ou nas funções do organismo, prejudicados por doenças ou pela pouca atividade, natural do envelhecimento.

Alguns exercícios podem ser feitos mesmo que a pessoa cuidada esteja na cama ou em cadeira de rodas:

1. Movimente cada um dos dedos dos pés, para cima e para baixo, para os lados e com movimentos de rotação.

2. Segure o tornozelo e movimente o pé para cima, para baixo, para os dois lados e em movimentos circulares.

3. Dobre e estenda uma das pernas, repita o movimento com a outra perna (sem atritar o calcanhar na cama, que favorece o surgimento de feridas).

4. Com os pés da pessoa apoiados na cama e os joelhos dobrados, faça movimentos de separar e unir os joelhos.

5. Com os pés apoiados na cama os joelhos dobrados, solicite que a pessoa cuidada levante os quadris e abaixe lentamente.

6. Levante e abaixe os braços da pessoa, depois abra e feche.

7. Faça movimentos de dobrar e estender os cotovelos, os punhos e depois os dedos.

8. Ajude a pessoa a flexionar suave e lentamente a cabeça para frente e para trás, para um lado e depois para o outro, isto alonga os músculos do pescoço. Estimule para que a pessoa faça os movimentos sozinha, se necessário o cuidador pode ajudá-la. No caso de tonturas suspenda o movimento até melhorar do sintoma.

9. Peça à pessoa cuidada que encha as bochechas de ar e depois murche a bochecha para dentro; a seguir peça a ela que coloque a língua para fora e movimente de um lado para o outro; feche os olhos com força fazendo caretas.

Em casos de pacientes que tenham algum tipo de comprometimento de maior grau em um dos hemisférios do corpo decorrentes de acidente vascular cerebral (AVC), é importante que o cuidador estimule a pessoa cuidada a utilizar ao máximo o lado do corpo que está comprometido, realizando com o lado afetado todos os exercícios citados anteriormente. Caso seja necessário, o cuidador pode ajudá-la na realização desses exercícios.

A rotina do assistido deve ser toda voltada a sua melhoria de qualidade de vida e de maior autonomia e independência.

Leda Saboia
Diretora da Acuidar Fortaleza

Fonte: Guia do Cuidador de Idosos.




© 2018-2024 - ACUIDAR CUIDADORES ESPECIALIZADOS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. - POLÍTICA DE PRIVACIDADE