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Estatuto do Idoso: Prioridade no atendimento

18 de Maio de 2020

Art. 3 É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

§ 1º A garantia de prioridade compreende:

I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

III – destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso;

IV – viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações;

V – priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;

VI – capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos;

VII – estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento;

VIII – garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.

IX – prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.

§ 2º Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

Fonte: Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003)

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1. Avaliação inicial gratuita;

2. Só trabalhamos com profissionais qualificados e que passam por um treinamento de cuidador de pessoas realizado pela empresa;

3. A Acuidar disponibiliza uma supervisão periódica, de acordo com a necessidade, por um profissional de nível superior;

4. São dadas orientações aos familiares, buscando a melhoria da qualidade de vida do assistido;

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7. Disponibilizamos o Software Acuidar, para acompanhamento sobre a evolução do cliente assistido, escalas de plantões dos cuidadores e agendamento de visitas;

8. O cliente NÃO terá preocupações com questões trabalhistas;

9. Em caso de ausência dos funcionários por falta, atestado médico, licença, férias ou qualquer outro motivo; a Acuidar se encarrega de mandar outro funcionário para substituí-lo, não deixando o nosso cliente desassistido;

10. Em caso de quebra de contrato NÃO cobramos multa rescisória, se informado com 30 dias de antecedência.

 

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