Acuidar Cuidadores de Pessoas. A melhor empresa de cuidadores do Brasil. Cuidamos de Idosos, Adultos e Crianças, em casa ou no hospital!

Blog ACUIDAR

Estatísticas apontam aumento do número de quedas em idosos

O envelhecimento é um processo natural, que acontece de forma individual e gradativa. Com o tempo, ocorrem modificações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas no organismo de cada indivíduo, gerando graus distintos de dependência e proporcionando aumento no número de quedas, que na terceira idade é mais frequente do que imaginamos.

Segundo o Ministério da Saúde, um terço dos idosos brasileiros sofre uma queda a cada ano. As quedas são, muitas vezes, decorrentes de limitações próprias da idade, como redução da mobilidade, equilíbrio, força e agilidade, decorrentes também do sedentarismo e de doenças típicas da senilidade. As principais consequências das quedas são traumas físicos como fraturas, traumatismo cranioencefálico, e até mesmo o óbito; o trauma psicológico também é frequente, levando a depressão, isolamento social, síndrome da imobilidade, dentre outros. Por ser tão frequente e gerar consequências desastrosas para o idoso e toda família, devemos saber como evitá-las. 

O médico Dr. Vitor Hugo (@drvitorugo), Diretor da Acuidar João Pessoa/PB e Recife/PE, afirma que a atividade física regular é um dos principais meios de prevenção de quedas em idosos. A prática de exercício físico fortalece músculos, ossos, tendões e ligamentos, melhorando ainda o equilíbrio, agilidade e a lubrificação de articulações.

Além do cuidado com o corpo, também precisamos ter atenção em relação à residência do idoso, são eles:

  • Nas portas de acesso a entrada da casa e demais cômodos deve-se evitar degraus, prevenindo tropeços;
  • No caso de escadas, estas devem ser devidamente sinalizadas com faixas em cada degrau, piso antiderrapante e presença de corrimãos;
  • Todos os cômodos devem possuir amplo local de circulação, evitando assim, espaços estreitos entre os móveis;
  • Não utilizar móveis com quinas perfurocortantes;
  • Os banheiros devem ser adaptados de acordo com as necessidades, com instalação de barras de proteção em locais adequados, elevador de assento sanitário, caso haja indicação, e piso antiderrapante na área molhada;
  • Para os idosos ativos, utilizar armários com alturas relativamente adequadas ao seu porte físico, evitando o uso de cadeiras, bancos ou escadas para pegar qualquer objeto;
  • Os tapetes pelos cômodos da casa devem ser evitados, caso optem por utilizar, dar preferência aos antiderrapantes e de cerdas mais baixas;
  • Não deixar objetos pequenos, roupas e brinquedos espalhados pela casa;
  • E todos os ambientes devem ser bem iluminados, lembrando de deixar o ambiente levemente iluminado no trajeto da cama para o banheiro durante as noites, evitando quedas no período da madrugada.

Você sabia que a presença de um cuidador de idosos pode reduzir consideravelmente o número de quedas em pessoas que estão na terceira idade?

Dr Vitor Hugo
Médico e Diretor da Acuidar João Pessoa

 




© 2018-2024 - ACUIDAR CUIDADORES ESPECIALIZADOS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. - POLÍTICA DE PRIVACIDADE